<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, abril 21, 2004

Ilusões da noite 

Na mesma casa duas noites corriam ao mesmo tempo. Ela deitou-se e preencheu o espaço vazio ao seu lado na cama com os habituais: o urso Sonhos, a boneca Memórias e uma caixinha de fazer bolas de sabão a que há muito tinha dado o nome de Ilusões. A seus pés, num cantinho pequenino, ficava o dragão Medo. Esse já não costumava deitar-se ao seu lado.
Falava com os seus amiguinhos da noite porque aquele espaço destinado a outra companhia mais desejada, mais real, teimava em ficar desocupado noite fora, até à madrugada.
Divertia-se com eles. Falava com a Memória e fixava as bolinhas de sabão que saíam da Ilusões. O Sonhos brincava, acompanhando uma e outra, e aqueles momentos iniciais da noite passaram a ser agradáveis. O quarto ficava bonito.
Quando o vinha o Sono, um amigo de toda a vida, deixava-se levar por onde ele quisesse. Muitas vezes voltava a encontrar o Sonhos e a Ilusões. A Memória raramente via nesse passeio.
Começava a ficar com a sensação que gostava daquele lugar vazio na cama para o poder preencher com estes amigos. Eles tomavam cada vez mais o lugar de quem ali devia estar mas não queria.
Noutros lugares da casa corria outra noite. A noite dele, com os amigos dele. Fantasmas, pensava ela. Fantasmas maus que o retinham ali mas que ele via como se fossem flores de uma Primavera que não chegaria nunca porque eram de um Inverno tão bem mascarado que ele não percebia. Um Inverno que tinha proibido o Verão de vir depois dele, que teimava em estar presente as quatro estações.
Mas ele só via as flores e encantava-se com elas. Eram carnívoras e isso ele também não via. Estavam à espera da aproximação para fazerem dele a sua presa.
Ela, às vezes, arrumava os amigos num cantinho e levantava-se para lhe pedir que fosse ocupar o lugar que ainda era seu na cama. Ele insistia em ficar na companhia dos que considerava seus amigos.
Até quando iria ele preferir a companhia das flores, que afinal são carnívoras e não passam de fantasmas?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?