<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, junho 09, 2004

Eleições 

Não votarei!
Esta é uma decisão sujeita a um lúcido ensaio e profundamente pensada. Desta vez não vou mesmo. É a minha primeira abstenção, é o meu primeiro voto transparente, mas não deixa de ser uma forma de participação política.
Há uns anos lembro-me de ter regressado de fim de semana um pouco mais cedo para vir votar. À entrada de Lisboa havia uma enorme fila na ponte, os carros enchiam o garrafão e nessa altura pensei: que bom! Não vou chegar a tempo de encontrar as urnas abertas e evito votar contrariada só para evitar que o outro seja Presidente da República. Estávamos numa segunda volta das presidenciais e a disputa era entre o candidato da esquerda e o da direita.
Cheguei a tempo e lá votei a pensar: não quero que ganhe o outro mas, gostaria menos ainda que ganhasse aquele em quem votei.
Ganhou o Dr. Mário Soares!
Detestei pensar assim e acho muito mais honesto, não me revendo em qualquer doutrina política (se é que há alguma) por aí apregoada, fazer chegar o meu sentir desta forma aos responsáveis políticos.
Se votasse teria de fazer o exercício do que se convencionou chamar esquerda/direita. Até aqui não seria complicado.
Depois de ultrapassada esta primeira parte esbarro com uma enorme dificuldade e já não sei ir mais longe.
Por isso está lucidamente decidido: transparente!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?