<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, agosto 30, 2004

Segunda, terça, quarta, quinta... 

Gosto tanto da lua e tão pouco da segunda-feira que não sei como aquela aceitou amadrinhar esta e deixar que o pior dia da semana usasse o seu nome. Se calhar em Espanha (lunes), França (lundi), Inglaterra (monday) e noutros países onde a segunda-feira usa o nome da lua, a coisa não é tão grave. Se em português se chamasse lua-feira podia ser que o dia custasse menos a passar.
A propósito, sempre me intrigou esta coisa das “feiras” nos dias da semana. Para mim dias de feira são os sábados e os domingos – tirando a de Carcavelos que é à quinta-feira – não há, que eu conheça, feiras dignas de assim se chamarem que não sejam ao sábado ou ao domingo. Veja-se a do Relógio, a de Cascais, a de São Pedro de Sintra, etc.
Convém reconhecer aqui a minha ignorância sobre a origem da denominação dos dias da semana na língua portuguesa. É que muito embora me intrigue há já muito tempo, nunca me dei ao trabalho de ir averiguar o motivo. Pura preguiça!
Podíamos ter seguido as maiorias e os dias seriam: lua-feira, marte-feira, mercurio-feira, jupiter-feira, vénus-feira, saturno-feira, sol-feira. Isto se a referência às feiras for mesmo importante porque, caso contrário, podíamos ter misturado os planetas com parte de “Maria”, nome que nos é tão querido, e ficava: luaria, marteria, mercuriaria, jupiteria, venusaria, saturnaria e solaria.
Ai que disparate que para aqui vai... mas acho que sei o que se passa: afinal hoje é segunda-feira!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?